O Colégio
Proposta pedagógica

Proposta pedagógica

Nos tempos de hoje, em que a ciência e a tecnologia estão avançando cada vez mais rapidamente, surge a necessidade de o homem manter-se atualizado e estar sempre se aperfeiçoando, na dupla perspectiva de realização pessoal e profissional, a fim de ter maior participação no desenvolvimento social, político, econômico e cultural da sociedade.

Situações favoráveis à plena realização do ser humano devem ser construídas por todos, cotidianamente, exigindo esforço consciente de decisão, compromisso e ação. O presente trabalho, fruto de muitas reflexões e discussões, é o norteador das atividades desta instituição, comprometida com uma educação que almeja conquistar o ideal da plena realização do ser humano. E quanto mais próximo estiver do ideal delineado, tanto melhor a qualidade dos serviços por ela oferecidos.

Com o compromisso de construção de uma nova realidade, tarefa que depende da participação de todos, é que foi elaborada a proposta pedagógica do Colégio Pedacinho do Céu & Souza Aguiar.

A educação deve ser considerada como processo para desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, fator de progresso econômico político e social. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

Princípios Pedagógicos

Avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. A avaliação tem grande importância social e política, presente em todas as atitudes e estratégicas adotadas pela escola.

Aqui a avaliação é entendida como um meio de se obterem informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do aluno. Ao se dispor dessas informações, é possível adotar procedimentos para correções e melhorias no processo, planejando, redimensionando o trabalho pedagógico e o projeto educativo da instituição.

Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais de um plano pedagógico, é preciso que a forma de avaliar seja dinâmica, justa, criativa e coerente com a proposta pedagógica. Nesta perspectiva de avaliação, são envolvidos: professores, alunos, coordenadores, diretores, funcionários e pais. Assim são realizadas reuniões periódicas, observações e registros sistemáticos a respeito do desenvolvimento dos alunos e momentos avaliativos específicos em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *